segunda-feira, 24 de novembro de 2008

OMC pode ter reunião ministerial em dezembro

A Organização Mundial do Comércio (OMC) espera fazer uma reunião ministerial no mês que vem para buscar um desfecho para a rodada de Doha, depois dos pedidos dos líderes do G20 e da Apec para que o órgão garanta um acordo, disseram diplomatas no domingo.
"Acho que há uma probabilidade bastante grande", disse o embaixador norte-americano na OMC, Peter Allgeier, a jornalistas, quando perguntado sobre a probabilidade dos ministros serem convidados a comparecer em Genebra em dezembro.
Ainda não foi definida uma data para a reunião, disseram autoridades depois do encontro de cerca de 30 embaixadores na sede da OMC. Mas os diplomatas disseram esperar que a cúpula ocorra no meio do mês. "A janela que temos não é muito grande", afirmou uma das autoridades.
No fim de semana passado, a cúpula do G20 sobre a crise financeira pediu que a rodada de Doha seja completada até o fim de 2008, para que o protecionismo seja eliminado e a confiança nos negócios, aumentada.
Além disso, os 21 membros do fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec) -- que inclui Estados Unidos, China, Japão e Austrália -- disseram em um comunicado divulgado no sábado que estão comprometidos com o alcance de um acordo básico em conversas sobre produtos industrializados e agrícolas, no mês que vem.
"Nós direcionamos nossos ministros para se encontrarem em Genebra no mês de dezembro para atingir este objetivo", disseram. "Nós e nossos ministros estamos intensificando nosso compromisso com os colegas da OMC para criar a convergência necessária para atingir este resultado".
(Por Laura McInnis)



http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE4AM04V20081123

Sem comentários:

Enviar um comentário