Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vice-presidente da República visita Lunda Norte para inspeccionar sectores sociais

Dundo – O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, é aguardado nesta terça-feira, na província da Lunda Norte, para uma visita de trabalho de dois dias, destinada a inspeccionar os sectores sociais que superintende e inteirar-se do desenvolvimento do região.


De acordo com o programa oficial distribuído à imprensa, Fernando da Piedade Dias dos Santos manterá, após a chegada, um encontro de cortesia com os membros do governo local, seguido de visitas ao Hospital provincial, à Universidade Lueji Ankonda e ao internato adstrito a instituição.


Inscreve ainda a inauguração da biblioteca provincial e visitas ao Instituto Médio Politécnico "28 de Agosto", às obras do futuro Hospital Regional da Lunda Norte, à Nova Centralidade do Dundo, ao Estádio Sagrada Esperança e ao Museu do Dundo.


A agenda da visita do vice-presidente da República prevê, igualmente, a inauguração do complexo residencial para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, incluindo a entrega simbólica de algumas casas e uma viatura.


Para quarta-feira, último dia da visita, o programa reserva um encontro com as autoridades tradicionais e deslocações ao complexo agro-pecuário de Cacanda e ao Aeroporto do Dundo.


Antes de regressar a Luanda, ao meio da tarde, Fernando da Piedade Dias dos Santos manterá uma reunião com o governo provincial.


Para acompanhar a visita do vice-presidente da República, encontram-se na cidade do Dundo desde hoje, os ministros da Saúde, José Van-Dúnem, da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Kundi Pahiama, e da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.


Fazem ainda parte da comitiva do Executivo central, os titulares das pastas da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, Maria de Cândida Pereira Teixeira, da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e da Educação, Mpinda Simão.


A província da Lunda Norte situa-se a leste do país e tem uma superfície de 103 mil km2 e uma população estimada em 270 mil habitantes.


De clima tropical húmido, a Lunda Norte é constituída por 11 municípios e é rica em produtos agrícolas, como arroz, mandioca, milho e, sobretudo, minerais, com realce para os diamantes.


Nos últimos anos, a província tem sido assediada por milhares de cidadãos estrangeiros (imigrantes ilegais), ávidos em instalarem-se na região com o intuito de extrair diamantes à margem da legislação em vigor.



http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2011/0/2/Vice-presidente-Republica-visita-Lunda-Norte-para-inspeccionar-sectores-sociais,9cd777ef-374e-445e-b0e1-babf0b21d1a0.html

Sem comentários:

Enviar um comentário