Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Teixeira Duarte assina contrato com a Escom para a construção de edifícios em Angola

O contrato entre as duas entidades foi assinado no dia 23 de Dezembro e visa a “realização da Empreitada de Construção da Restante Estrutura de Betão Armado e Acabamentos Gerais Finais dos Edifícios Sky Residence 1, Sky Residence 2 e Sky Business, situados na Rua Marechal Brós Tito, em Luanda, Angola”, refere a Teixeira Duarte em comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“A empreitada é composta por três edifícios, com uma área de implantação de 5.125 m2, sendo que cada um deles tem em comum uma cave com oito pisos abaixo do solo, destinados a estacionamento e zonas técnicas e, acima do solo, entre 22 e 25 pisos destinados a comércio, escritórios e habitação”, adianta a mesma fonte.

“O valor do contrato é aproximadamente de 180 milhões de euros, sendo o prazo previsto para execução da obra de 24 meses”, acrescenta a Teixeira Duarte em comunicado.

Petróleo sobe e negoceia próximo de máximos de 26 meses

Matéria-prima continua a negociar perto do valor mais elevado de mais de dois anos, num dia em que se prevê que os EUA revelem uma quebra das reservas de petróleo.O West Texas Intermediate (WTI) avança 0,29% para 91,38 dólares por barril e o Brent, transaccionado em Londres e que serve de referência para Portugal, sobe 0,30% para 94,42 dólares.

A subida dos preços da matéria-prima está a expectativa de que hoje o Departamento de Energia norte-americano revele que as reservas de petróleo do país caíram 2,85 milhões de barris na semana passada. Esta é a estimativa média dos analistas consultados pela Bloomberg.

Já as reservas de gasolina devem ter aumentado, com as estimativas a apontarem para um acréscimo de 1,5 milhões de barris.

Os inventários de destilados, que incluem o gasóleo para aquecimento e rodoviário, terão caíram em 625 mil barris.

Os dados serão conhecidos por voltas das 16h, hora de Lisboa.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=460689

Cavaco associa-se a Sócrates para defender cooperação estratégica

No confronto entre os dois candidatos favoritos às eleições Presidenciais, em vários momentos Cavaco Silva aproximou-se do Governo socialista para justificar as suas posições e assim defender a cooperação estratégica que privilegiou no primeiro mandato. O ainda Presidente fez a primeira aproximação às posições do Executivo de José Sócrates no debate desta noite na RTP para atacar as críticas aos mercados financeiros por parte do rival Manuel Alegre. “Recuso-me a insultar os nossos credores: companhias de seguro, fundos de pensões, fundos soberanos, os aforradores internacionais. Estou ao lado do Governo, do Banco de Portugal e de Durão Barroso nesta matéria”.

Cavaco lembrou que em 2011 Portugal terá de recorrer junto dos credores a muitos biliões de euros, questionando “o que pensariam aqueles que nos emprestam se, por acaso, a voz do Presidente chegasse lá fora a insultá-los”.

“Ou não nos emprestavam ou subiam as taxas de juro, o que colocava os portugueses e as empresas ainda em maiores dificuldades. Não quero contribuir para ainda mais desemprego entre os portugueses com um comportamento que não é razoável. Não tratemos mal aqueles que nos cedem poupanças”, continuou, em resposta à argumentação de Alegre de que Portugal “estava a ser alvo de um grande ataque especulativo”.

Ainda sobre o mesmo tema, Cavaco Silva referiu ainda que “a política externa começa por ser concertada no plano interno”. “Reúno com o primeiro-ministro e concertamos as nossas posições para não defendermos coisas diferentes”, acrescentou.

Por outro lado, quando questionado sobre a possibilidade de Portugal recorrer a ajuda externa no próximo ano, o candidato apoiado pelo PSD, CDS e MEP disse que recebeu do Executivo a garantia de que não será preciso ajuda do FMI. “O governo está a tomar medidas, prova disso é que aprovou um orçamento com redução do défice, está a tentar colocar as finanças públicas sustentáveis”.

Sobre a hipótese de entrada do Fundo Monetário Internacional no País, Manuel Alegre sublinhou que, caso venha a acontecer, “todos somos responsáveis e Cavaco Silva não fica imune e terá a sua quota de responsabilidade”. “Fala como se não tivesse responsabilidades”, assinalou o histórico socialista que reúne nesta corrida presidencial também o apoio do Bloco de Esquerda.

Finalmente, num quarto momento do debate em que se associou deliberadamente ao Governo a que deu posse há pouco mais de um ano (e suportado pelo Partido Socialista que apoia Manuel Alegre), Cavaco Silva apontou como exemplo do sucesso da cooperação estratégica a recente eleição de Portugal para o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Cavaco prefere que seja o Parlamento a derrubar Sócrates

No último debate para as Presidenciais, a possibilidade de dissolução da Assembleia da República esteve também em discussão. E Cavaco deu a entender que o mais provável é que sejam as restantes forças políticas a assumir o ónus de derrube do Governo.

“Só a Assembleia da República pode retirar a confiança ao Governo. A questão é se a oposição tem ou não confiança da Assembleia. Ainda há pouco tempo o PSD disse que o governo tem todas as condições para governar. Quando consultei os partidos políticos [após as legislativas] todos me disseram que devia nomear o Engenheiro Sócrates e ele formar o governo”, esclareceu, lembrando que “tem de haver condições extraordinárias” para ser Belém a patrocinar uma mudança no Palácio de São Bento.

Cavaco acrescentou que “não se deve especular em relação a matéria tão delicada”, frisando que atribui “grande importância à Assembleia da República porque, segundo a Constituição, é a ela que o Governo responde politicamente e não ao Presidente”.

Sobre este tema da dissolução parlamentar, Manuel Alegre lembrou que “não seria a primeira vez que um Presidente o faria”, notando de seguida que “este governo tem legitimidade democrática para governar”. “Não sabemos o que acontecerá amanhã. Pode resultar de uma moção de censura ou outras circunstâncias”, concluiu


http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=460673

MENSAGEM DE FIM DE ANO 2010 POR SUA EXCELÊNCIA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA

Luanda, 28/12/10

POVO ANGOLANO,
CAROS COMPATRIOTAS,

A quadra festiva é sempre um tempo de esperança. É o momento em que se inicia um novo ano que nos pode abrir novas perspectivas para realizarmos as nossas aspirações e os nossos desejos.

É neste momento que ganha força a convicção de que cada cidadão é, de facto, responsável por forjar o seu próprio destino, por aperfeiçoar o seu modo de estar no mundo, por melhorar a sua vida familiar e por se integrar de forma mais harmoniosa na sua comunidade e no seu meio social.

Temos uma nação rica em tradições e vivências culturais que faz de nós, Angolanos, cidadãos orgulhosos da sua Pátria e abertos a uma convivência pacífica.

É com este espírito que estamos a consolidar o clima de paz, concórdia e estabilidade que vivemos desde 2002, que no início deste ano saiu reforçado com a entrada em vigor da Constituição da República, onde foram salvaguardados e ampliados os direitos e garantias dos cidadãos.

Vivemos de facto um tempo de esperança num futuro melhor.

Estamos a trabalhar com grande motivação para se alcançar um bom nível de governação, manter um ambiente político e social tranquilo, seguro e ordeiro, como condição para continuarmos a construir um País democrático e de justiça social.

No entanto, é no seio da família que temos de encontrar, em primeiro lugar, as motivações essenciais para a conquista do que queremos para melhorarmos as nossas vidas amanhã.

A família é o centro da vida em sociedade.

É na família que se deve ensinar aos mais novos os valores fundamentais que vão orientar a sua vida de adulto.

É na família que se transmitem os ensinamentos oriundos de gerações passadas e é na família que construímos os alicerces e os pilares da Nação.

Há valores que são perenes e que precisam de ser cultivados para que a vida em sociedade decorra de forma harmoniosa, sem conflitos nem sobressaltos, e para que o bem comum e a noção do colectivo possam prevalecer e prosperar mesmo na sociedade moderna que estamos a construir.

Além dos aspectos positivos das nossas tradições, temos de consolidar valores como o trabalho, a dedicação e afinco ao que se faz e produz, o amor à Pátria, o espírito de sacrifício, a solidariedade, a tolerância e o respeito para com o semelhante.

Temos de saber motivar os cidadãos para pensarem e agirem em prol do bem comum e em benefício da colectividade.

Se cada um fizer a parte que lhe cabe, teremos, sem dúvida, um país melhor e uma sociedade solidária capaz de amparar e proteger os mais frágeis e desfavorecidos, como as crianças, os doentes e os idosos e, também, capaz de promover acções em prol da melhoria da condição da mulher e da integração social da juventude.

Nesse sentido, o Parlamento aprovou este mês a Lei contra a Violência Doméstica.

Essa lei vai ser um instrumento eficaz para combater os excessos e agressões que se verificam nos lares um pouco por todo o país e, por outro lado, vai restabelecer o respeito e a dignidade com que toda a mulher e todo o homem, devem ser tratados na sociedade e no lar.

A família deve assumir também as suas responsabilidades e colaborar com o Estado no seu esforço para dissuadir o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e de substâncias ilícitas, sobretudo entre os mais jovens, pois que a ingestão de tais drogas afecta o desenvolvimento pleno dos jovens, e não pouca vezes tira- lhes prematuramente a vida ou trás como consequências efeitos nocivos que se traduzem nos alarmantes índices de violência no trânsito e que causam luto no seio de muitas famílias.

CAROS COMPATRIOTAS,

Vivemos num país com um imenso potencial, onde podemos realizar plenamente as nossas aspirações de uma vida melhor e de bem-estar e conforto material, se formos capazes de definir a agenda certa e trabalhar juntos.

Com a promulgação da Constituição da República em Fevereiro deste ano, foi extinto o Sistema de Governo semi-presidencialista em que a função administrativa e os poderes em diversos aspectos relacionados com a concepção, preparação, decisão e execução de políticas públicas estavam divididos entre o Presidente da República, por um lado, e o Governo, com o Primeiro Ministro, por outro lado.

A Constituição estabeleceu o Sistema de Governo Presidencialista-Parlamentar e a função administrativa passou a ter um comando único do Presidente da República e Chefe do Executivo.

Com esta alteração foi revigorado o trabalho com a dinamização de acções com vista à moralização da actividade pública e a aplicação efectiva do princípio da boa governação e do rigor na gestão da coisa pública.

Deste modo, demos passos importantes no domínio do saneamento das finanças públicas e da melhoria e modernização da sua gestão.

Neste âmbito, iniciou-se um processo de modernização orgânica e institucional do BNA com o reforço das suas competências nas áreas de supervisão bancária e de condução da política monetária e cambial, por forma a fazer-se frente a questão da inflação e dos juros, baixando as suas taxas para estimular o investimento na produção de bens e serviços.

Na verdade, com a execução, em 2010, de medidas multidisciplinares conseguiu-se superar as consequências da crise económica e financeira de 2009, e no próximo ano a economia nacional vai retomar os seus índices elevados de crescimento, gerando assim mais recursos para alocar aos sectores sociais, em 2012.

Retomamos e reajustamos o programa de habitação, estando em curso a construção de cerca de 200 mil casas económicas repartidas por todos os municípios do País.

Em 2011 serão lançados vários projectos no Sector Produtivo, particularmente nos domínios da agricultura, indústria ligeira, pesada, mineira e de materiais de construção, será reajustada a Lei de Investimento Privado e Leis conexas e prestada uma atenção especial ao sector empresarial privado angolano para que aumente a sua intervenção na produção de bens e serviços da economia nacional.

Os processos de reforma económica, fiscal, administrativa, judiciária e do sistema de segurança nacional que reiniciamos, vão atingir a sua velocidade cruzeiro em 2011, para aperfeiçoarmos o Estado Democrático de Direito e melhorarmos o funcionamento e o desempenho da economia nacional.

No próximo ano, vamos igualmente reajustar a legislação eleitoral, para viabilizar o processo eleitoral de 2012.

Temos tudo para acreditar que podemos ser um país modelo em África, e uma potência regional que garanta, no futuro, o bem estar a todos os cidadãos.

Devemos mobilizar cada vez mais pessoas para a nossa causa e integrar cada vez mais gente no processo de desenvolvimento económico e social.

Desejo a todos os angolanos, estejam onde estiverem, Festas Felizes e um Novo Ano muito próspero e cheio de realizações.

VIVA ANGOLA

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2010/11/52/Mensagem-fim-ano-Presidente-Republica,85a7528d-9c99-4053-9621-62fea7e00abc.html

General Nunda garante melhores condições para os militares da guarnição de Luanda em 2011

Luanda – O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), general Geraldo Sachipengo Nunda, garantiu hoje (quarta-feira), na capital do país, a melhoria das condições materiais e humanas dos militares do Comando da Guarnição Militar de Luanda, bem como a reabilitação e construção dos quartéis para as tropas, a nível nacional.


Geraldo Sachipengo Nunda falava aos jornalistas, no final de uma visita ao Comando da Guarnição Militar de Luanda, onde se inteirou das condições
em que vivem as tropas, realçando que a reconstrução e edificação dos quartéis faz parte de um projecto das FAA com início previsto para 2011.


Por outro lado, o Chefe do Estado-Maior General das FAA referiu que a visita serviu ainda para identificar os maiores desafios da região militar de
Luanda, bem como o controlo efectivo dos militares da corporação, lembrando que o mesmo será reforçado com a Lei do Serviço Militar, à luz
da Constituição da República.


Nesta vertente, salientou que a referida lei será analisada pelo Conselho Superior Militar e outros órgãos afins, dirigidos pelo ministro da Defesa
Nacional, e posteriormente remete-la à Assembleia Nacional, para a sua aprovação.


“A Lei do Serviço Militar, diz que o soldado deve ficar dois ou três anos a cumprir o serviço, mas, por causa da guerra, ainda temos militares nas FAA
e deficientes físicos que devem ser desmobilizados”, exemplificou o general.


Segundo o responsável, as acções inscritas serão realizadas de acordo com as possibilidades do país, tendo em conta que a desmobilização dos
deficientes e dos soldados exige um sistema de reinserção social adequado.


Durante a visita, Geraldo Sachipengo Nunda foi acompanhado pelo comandante da região militar de Luanda, general Joaquim Lopes Farrusco.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2010/11/52/General-Nunda-garante-melhores-condicoes-para-militares-guarnicao-Luanda-2011,e4124806-004a-4c7e-8aa7-040603bb3600.html

BD Acusa Eduardo Dos Santos de Fazer do Governo a sua Empresa

Novo partido angolano tece duras críticas ao MPLA e ao regime.29 Dez 2010 - Justino Pinto de Andrade, presidente do Bloco Democrático (BD), disse em Benguela que, o chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos, faz do seu governo uma empresa em que o presidente da república aparece como sócio maioritário.

Essas declarações foram proferidas durante a sessão de abertura da Primeira Reunião Conjunta daquela formação partidária que decorre em Benguela.

“Nós recusamos o projecto daqueles que colocados no poder transformaram um partido com história numa espécie de empresa em que os seus dirigentes passaram a funcionar como seu conselho de administração, para assim, maximizarem os rendimentos e distribuírem os rendimentos entre si, a sua maior parte, a parte de leão e algumas migalhas para os restantes accionistas”, declarou Pinto de Andrade

“É por isso que perderam a alma e deixaram e o despeito por todos quantos consentiram o suor e lágrima para transformar a pátria oprimida, numa pátria realmente libertada. “

Para o político, em Angola se assiste ao desenvolvimento de um sistema de poder baseado numa nomenclatura petrolífera como a transmutação de um Estado patrimonial em Estado predador.

“O poder está subverter os princípios democráticos. Retomou o percurso do totalitário que interrompeu por forças das circunstâncias e não por uma sincera vontade de mudança.”

“A velha ditadura, está mostrar as suas garras que tinha escondido, mas que não tinha de forma alguma cortado. Isso fica bem visível no modo como se assiste a concentração do poder nas mãos de um só homem como se o poder tivesse sido outorgado por vontade divina.”

Justino Pinto de Andrade falou por outro lado, das exonerações que José Eduardo dos tem efectuado ao seu executivo.

O despejo de dos Santos e o seu executivo foi apontado como uma das prioridades do Bloco Democrático.

“Temos que arrancá-los um a um, e fazer nascer um dia luminoso, símbolo da nossa fé e da nossa esperança. Aos que se pretendem eternizar no poder, muitas vezes utilizando a violência e a fraude, só temos um recado: estamos a nos estruturar e organizar para proporcionar ao nosso povo condições de vida mais digna e justa”, disse.

http://www.voanews.com/portuguese/news/12_29_2010_bloco_democratico-112614869.html

Berlusconi promete limpar Nápoles antes do Ano-Novo

ROMA (Reuters) - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse na quarta-feira que vai limpar as ruas de Nápoles até a véspera do Ano-Novo, em mais uma promessa desde 2008, quando o problema crônico do lixo nas ruas da cidade começou a alarmar o público.

Milhares de toneladas de lixo acumularam nas ruas da terceira maior cidade da Itália nos últimos meses, apesar dos protestos de moradores, levando a Comissão Europeia a fazer uma advertência, em novembro, ameaçando multar a Itália caso o problema não seja resolvido.

"Uma véspera de Ano-Novo limpa em Nápoles" foi a frase de abertura de um comunicado divulgado pelo gabinete de Berlusconi depois de uma reunião entre o governo e autoridades regionais.

Soldados estão sendo usados na faxina de emergência. Autoridades locais disseram que a limpeza das ruas é uma questão de segurança, já que a cidade é conhecida por ter as comemorações mais agitadas do país. Há temores de que os fogos de artifício possam atear fogo ao lixo.

Para muitos italianos, a crise simboliza os muitos problemas do governo de centro-direita de Berlusconi. O primeiro-ministro, porém, responsabiliza as autoridades locais e o prefeito de centro-esquerda de Nápoles.

O problema da péssima administração do lixo na região mais densamente populosa da Itália persiste há anos, criado por uma mistura de ineficiência e disputas entre autoridades locais. A influência do crime organizado só piora a situação.

Os depósitos de lixo estão cheios, mas moradores protestam contra a abertura de novos depósitos, o que poderia criar um fedor insuportável e atrair lixo ilegal. Planos para novos incineradores foram adiados inúmeras vezes.

O comissário de Meio Ambiente da Comissão Europeia, Janez Potocnik, disse que as autoridades devem cumprir as leis ambientais da União Europeia a fim de evitar multas, melhorando a reciclagem, a coleta e os depósitos de lixo.

(Reportagem de Catherine Hornby)

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE6BS0LW20101229

Co-fundador da Microsoft reinicia processo judicial por patentes

SEATTLE (Reuters) - O co-fundador da Microsoft, Paul Allen, retomou um amplo processo por quebra de patente contra Apple, Google, Facebook e outras empresas, com alegações específicas de que as companhias estariam usando ilegalmente sua tecnologia.

A Interval Licensing LLC, pequena empresa de pesquisa criada por Allen em 1992, havia iniciado um amplo processo de patente na corte federal de Seattle em agosto, mas a juíza Marsha Pechman dispensou as acusações por não especificarem produtos ou dispositivos. O processo revisado foi registrado pela Interval na terça-feira.

Allen, que fundou a Microsoft junto com Bill Gates em 1975, diz que a Interval foi essencial para a pesquisa e o desenvolvimento da Internet nos anos 1990, acumulando mais de 300 patentes e dando assistência de pesquisa ao Google.

No processo, a empresa de Allen reivindica que quatro de suas patentes --principalmente as relacionadas à nova maneira de organização e apresentação dos dados da Web-- foram infringidas por uma série de empresas bem sucedidas.

A primeira patente abrange a geração de dados relacionados a pesquisa de informações. Segundo a Interval, o Google usa sua tecnologia para unir anúncios publicitários de terceiros ao conteúdo exibido, enquanto os sites da AOL usam a tecnologia para sugerir itens relacionados a notícias.

A Interval alega que o iTunes, da Apple, usa a tecnologia para sugerir músicas com base nas pesquisas dos usuários, e que eBay, Facebook, Netflix, Yahoo e sites do Office Depot também infringiram a patente na forma com que internautas interagem com conteúdo relacionado.

A segunda e a terceira patentes envolvem a reorganização das informações na tela do computador de uma maneira periférica, não obstrutiva, com janelas de mensagens instantâneas e camadas.

A Interval alega quebra de patente em características do Instant Messenger, da AOL; do Dashboard, da Apple; do Google Talk e do Gmail Notifier, além do sistema Android e do Yahoo Widgets.

A quarta patente inclui o alerta a usuários sobre novos itens de interesse com base na atividade de outros usuários. De acordo com a Interval, a AOL usa essa tecnologia em sites de compras, enquanto o iTunes adota o mecanismo para recomendar músicas. Continuação...
A Interval diz que eBay, Facebook, Google, Netflix, Office Depot, Staples e Yahoo infringiram a patente na forma de recomendar conteúdo a usuários.

A empresa de Allen pediu indenização ao tribunal e a proibição dos produtos que utilizam as patentes quebradas.

(Reportagem de Bill Rigby)

Órgão do BNA, para detectar actos de branqueamento de capitais, começa a funcionar em 2011 TPA

A Unidade de informação financeira do Banco Nacional de Angola, vocacionada a análise, prevenção e detecção de tentativas de utilização do sistema financeiro angolano para actos de branqueamento de capitais ou de financiamento do terrorismo, começará a funcionar no primeiro trimestre de 2011, segundo previsão apresentada pelo Governador José Massano, na Terça – feira, 28/12, em Luanda.Prevê-se também que a solidez do sistema financeiro ganhe novo impulso com a implementação do Programa de consolidação da Banca angolana, que passará pelo reforço da estrutura de capitais dos Bancos, e a adopção de critérios de prudência em harmonia com as melhores práticas internacionais para a indústria financeira.

Para o desempenho da economia angolana em 2010, a Direcção do BNA, destacou o Rating com perspectiva positiva atribuída a Angola, por três agências internacionais que classificam os riscos, fazendo com que o país, melhorasse o seu estatuto no mercado de dívida soberana.

Por outro lado, realça-se também o desembolso pelo Fundo Monetário Internacional, FMI, da segunda e terceira tranches do financiamento baseado no acordo Stand By, ratificado pela Angola.

De notar que, para 2011, segundo o BNA, o produto interno bruto, PIB, deverá crescer cerca de 4 por cento, realçando-se o sector não petrolífero que deverá se situar em torno dos 5, 7 por cento.



http://www.angonoticias.com/full_headlines_.php?id=29913

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Angolanos ameaçam vetar Petrobras na Galp

Os investidores angolanos da Galp "ameaçam vetar" a mudança da estrutura accionista da petrolífera portuguesa, que passa pela saída da Eni e a entrada da Petrobras.Esta situação poderá acontecer "caso os seus interesses não sejam registados", afirmou ao Negócios fonte ligada à Esperanza, detida por Isabel dos Santos e a Sonangol. Esta "holding" controla 45% da Amorim Energia, que por sua vez detém 33,34% da Galp.

Oficialmente ninguém o assume, mas o antagonismo entre Américo Amorim e os angolanos já ganhou notoriedade pública.

A Esperanza enviou ao empresário português uma série de pareceres jurídicos de escritórios de advogados internacionais - entre os quais se contam a Clifford Chance, um dos maiores do mundo -, onde se sustenta que o acordo parassocial em vigor na Amorim Energia obriga a que exista um acordo prévio entre os dois accionistas para a tomada de decisões em matérias relativas aos accionistas e à "governance" da Galp.

Ou seja, no entender dos angolanos, a entrada da Petrobras só pode ser feita com o seu aval. Esta posição foi comunicada por carta à Eni, Caixa Geral de Depósitos e Petrobras.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=460507

Biblioteca dos EUA seleciona 25 filmes para preservação

LOS ANGELES (Reuters) - Uma série de filmes desde a comédia "Apertem os cintos, o piloto sumiu!" até "O Império Contra-Ataca", de George Lucas, e o curta-metragem de 1906 "A Trip Down Market Street" foram incluídos no "Registro Nacional de Filmes" (National Film Registry) dos Estados Unidos nesta quinta-feira, garantido sua preservação para as futuras gerações.

Entre os outros títulos estavam o filme de terror "O Exorcista", o drama político "Todos os Homens do Presidente", o retrato cultural afro-americano de 1959 "Cry of Jazz", e o documentário de guerra do diretor John Huston "Let There Be Light", que foi proibido nos Estados Unidos por 35 anos.

A Biblioteca do Congresso norte-americano seleciona 25 filmes todo ano que são considerados "cultural, histórico e esteticamente" significativos para serem preservados por sua importância à cultura norte-americana.

Cerca de 2.112 filmes foram indicados pelo público em 2010, e depois selecionados pelo bibliotecário do Congresso, James Billington, depois de consultar a Comissão de Preservação Nacional de Filmes e os funcionários de cinema da biblioteca.

Segue a lista dos 25 filmes:

1. Apertem os cintos, o piloto sumiu! (1980)

2. Todos os homens do presidente (1976)

3. The Bargain (1914)

4. Cry of Jazz (1959)
5. Labirinto Eletrônico: THX 1138 4EB (1967)

6. O Império Contra-Ataca (1980)

7. O Exorcista (1973)

8. A Primeira Página (1931)

9. Grey Gardens (1976)

10. I Am Joaquin (1969)

11. It's a Gift (1934)

12. Let There Be Light (1946)

13. Lonesome (1928)
14. Make Way For Tomorrow (1937)

15. Malcolm X (1992)

16. McCabe and Mrs. Miller (1971)

17. Newark Athlete (1891)

18. Our Lady of the Sphere (1969)

19. A Pantera Cor-de-Rosa (1964)

20. Preservation of the Sign Language (1913)

21. Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

22. Study of a River (1996)
23. Tarantella (1940)

24. A Tree Grows in Brooklyn (1945)

25. A Trip Down Market Street (1906)

http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE6BR0IX20101228?pageNumber=4&virtualBrandChannel=0

Usuários de iPhone e iPad processam Apple por privacidade

(Reuters) - Um grupo de usuários do iPhone e do iPad entrou com processo contra a Apple alegando que certos aplicativos repassavam informações pessoais a anunciantes sem consentimento prévio, de acordo com documentos judiciais.

No processo que busca enquadramento como causa coletiva, apresentado a um tribunal federal na Califórnia, os usuários solicitam que seja proibido repassar informações sobre eles sem seu consentimento e sem remuneração.

Além da Apple, fabricantes de aplicativos populares como Textplus4, Paper Toss, Weather Channel, Dictionary.com, Talking Tom Cat e Pumpkin Maker também foram apontados como réus no processo.

"Nenhum dos acusados informou devidamente os queixosos quanto às suas práticas, e nenhum obteve o consentimento deles para essas ações," afirma a petição apresentada em 23 de dezembro.

O número único de identificação que a Apple designa para seus aparelhos se tornou um recurso atraente para anunciantes externos que desejem rastrear de maneira confiável as atividades online dos usuários de aparelhos móveis, segundo o processo.

Em abril, a Apple alterou seu contrato padrão com criadores de aplicativos, proibindo o envio de informações a terceiros, com exceção daquelas consideradas diretamente necessárias à funcionalidade dos programas.

No entanto, o processo alega que a Apple não tomou medidas para implementar essa mudança na prática ou fiscalizá-la de maneira significativa, em decorrência de críticas dos grupos publicitários.

No mês passado, o Facebook anunciou que alguns de seus aplicativos violavam as normas do serviço de redes sociais quanto à transmissão de informações sobre os usuários, e prometeu resolver o problema.

Em 16 de dezembro, um grupo de trabalho de política de Internet, do Departamento de Comércio norte-americano, afirmou em relatório que criaria uma divisão de proteção da privacidade e desenvolveria um código de adesão voluntária para as empresas de dados e os anunciantes que rastreiam o comportamento de usuários da Internet.

Usuários de iPhone e iPad processam Apple por privacidade

(Reuters) - Um grupo de usuários do iPhone e do iPad entrou com processo contra a Apple alegando que certos aplicativos repassavam informações pessoais a anunciantes sem consentimento prévio, de acordo com documentos judiciais.

No processo que busca enquadramento como causa coletiva, apresentado a um tribunal federal na Califórnia, os usuários solicitam que seja proibido repassar informações sobre eles sem seu consentimento e sem remuneração.

Além da Apple, fabricantes de aplicativos populares como Textplus4, Paper Toss, Weather Channel, Dictionary.com, Talking Tom Cat e Pumpkin Maker também foram apontados como réus no processo.

"Nenhum dos acusados informou devidamente os queixosos quanto às suas práticas, e nenhum obteve o consentimento deles para essas ações," afirma a petição apresentada em 23 de dezembro.

O número único de identificação que a Apple designa para seus aparelhos se tornou um recurso atraente para anunciantes externos que desejem rastrear de maneira confiável as atividades online dos usuários de aparelhos móveis, segundo o processo.

Em abril, a Apple alterou seu contrato padrão com criadores de aplicativos, proibindo o envio de informações a terceiros, com exceção daquelas consideradas diretamente necessárias à funcionalidade dos programas.

No entanto, o processo alega que a Apple não tomou medidas para implementar essa mudança na prática ou fiscalizá-la de maneira significativa, em decorrência de críticas dos grupos publicitários.

No mês passado, o Facebook anunciou que alguns de seus aplicativos violavam as normas do serviço de redes sociais quanto à transmissão de informações sobre os usuários, e prometeu resolver o problema.

Em 16 de dezembro, um grupo de trabalho de política de Internet, do Departamento de Comércio norte-americano, afirmou em relatório que criaria uma divisão de proteção da privacidade e desenvolveria um código de adesão voluntária para as empresas de dados e os anunciantes que rastreiam o comportamento de usuários da Internet.

http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE6BR0FF20101228

Alcatel encerrará caso de suborno com acordo de US$137 milhões

WASHINGTON (Reuters) - A Alcatel Lucent fechou acordo para pagar mais de 137 milhões de dólares e encerrar um processo norte-americano no qual é acusada de pagar milhões de dólares em suborno a funcionários de governos estrangeiros a fim de conquistar negócios na América Latina e Ásia, anunciaram as autoridades dos Estados Unidos na segunda-feira.

A fabricante de equipamento de telecomunicações foi acusada de realizar pagamentos a funcionários de governos de países como a Costa Rica, Honduras, Taiwan e Malásia, para obter ou manter contratos avaliados em dezenas de milhões de dólares, informaram a Securities and Exchange Commission (SEC) e o Departamento da Justiça norte-americanos.

Entre dezembro de 2001 e junho de 2006, a empresa usou consultores que canalizaram mais de oito milhões de dólares em subornos a funcionários de governo, e a Alcatel também contratou indevidamente agentes externos em países como a Nigéria, para ajudá-la a ganhar negócios, segundo as autoridades.

No total, os lucros gerados pelos pagamentos indevidos foi de 48,1 milhões de dólares, segundo a companhia admitiu, informou o Departamento da Justiça.

"A Alcatel e suas subsidiárias não detectaram ou investigaram diversos sinais de que seus funcionários estavam instruindo falsos consultores a oferecerem presentes e pagamentos a funcionários de governos estrangeiros com o intuito de obter contratos ilegalmente", afirmou Robert Khuzami, diretor da divisão de fiscalização da SEC, em comunicado.

A Alcatel foi acusada de duas violações às leis norte-americanas de combate à corrupção no exterior e fechou acordo com a promotoria para encerrar o processo. Três de suas subsidiárias irão admitir culpa, cada uma por uma acusação de conspirar para violar a lei de combate à corrupção.

A empresa vai pagar 92 milhões de dólares para encerrar as acusações criminais do Departamento da Justiça e mais 45 milhões de dólares para encerrar as acusações civis da SEC.

Em 2006, a Alcatel, da França, comprou a Lucent Technologies e seus famosos Bell Laboratories, pioneiros de muitas tecnologias das telecomunicações. A empresa informou que os delitos de suborno ocorreram antes da fusão.

(Reportagem de Jeremy Pelofsky)

http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE6BR0CX20101228

China adia compra de divisão da Motorola pela Nokia Siemens

Por Tarmo Virki

HELSINQUE (Reuters) - A aquisição por parte da Nokia Siemens Networks da divisão de equipamento de redes da Motorola, avaliada em 1,2 bilhão de dólares, foi adiada por decisão das autoridades regulatórias chinesas, que ainda não deram aval a operação.

O presidente-executivo da Nokia Siemens, a joint venture entre a Nokia e a alemã Siemens para equipamento de redes, disse estar cooperando com o departamento anti-monopólio do Ministério do Comércio chinês a fim de obter a autorização.

"O adiamento é decepcionante, mas nossa expectativa é concluir a operação no começo do ano que vem", afirmou Rajeev Suri, presidente-executivo da Nokia Siemens Networks, em comunicado desta terça-feira.

O acordo reforçará a posição da Nokia Siemens Networks diante de seus principais rivais chineses e a tornará a segunda maior fabricante mundial de equipamento para telecomunicações, atrás apenas da chinesa Huawei .

Todas as demais licenças regulatórias necessárias para a transação, que ampliará as operações da Nokia Siemens Networks nos mercados chaves da América do Norte e Japão, já foram obtidas, segundo a empresa.

"Hoje, aprovação chinesa é uma condição essencial para a implementação de muitas transações de fusão e aquisição no setor de alta tecnologia e o Ministério do Comércio chinês já havia demonstrado que trabalha em seu ritmo, mesmo depois que outras agências regulatórias aprovam uma operação", disse Florian Mueller, consultor sobre questões de competição.

"A China provou no caso da Panasonic e Sanyo que estava disposta a manter sua postura mesmo depois que uma transação tivesse sido aprovada pelos Estados Unidos e União Europeia, e insistiu em providências corretivas adicionais", disse Mueller.

Em outubro de 2009, a China concedeu à Panasonic licença para adquirir a Sanyo Electric, sob algumas condições, entre as quais a redução de sua participação em uma joint venture de baterias com a Toyota Motor.

A Motorola e a Nokia Siemens vêm enfrentando dificuldades para derrotar concorrentes maiores e conquistar contratos das grandes empresas de telefonia no concorrido mercado de equipamento para redes móveis, no qual analistas antecipam provável queda em 2010.

http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE6BR0HX20101228

Guerra no Afeganistão "está perdida", segundo Fernando Nobre

Lisboa - O candidato à Presidente da República portuguesa, Fernando Nobre, defendeu hoje que a guerra travada pelas forças da OTAN no Afeganistão "está perdida" e que agora é preciso "ver a melhor maneira de sair de lá".



Fernando Nobre visitou hoje a associação de apoio à antigos combatentes vítimas de stress de guerra APOIAR, em Lisboa, e no final declarou à agência Lusa ter como posição "guerras, nunca mais" e acreditar "que é possível resolver as questões pela via do diálogo, da diplomacia, porque as guerras são sempre de evitar".



Questionado se apoia a participação de forças portuguesas na operação da OTAN no Afeganistão, disse:



"Nós sabemos que a guerra no Afeganistão foi uma guerra desencadeada talvez não pelos melhores motivos. Nós sabemos que a guerra no Afeganistão está perdida".



"Evidentemente, Portugal tem responsabilidades junto da OTAN, de que não se pode eximir. Eu teria preferido que essas guerras nunca tivessem começado. Agora, é ver a melhor maneira de lá sair quanto antes, sabendo à partida que, tanto no Iraque, como no Afeganistão, vão perdurar problemas de fundo que não são solúveis com guerras", completou Fernando Nobre.



Interrogado se pensa que não há qualquer possibilidade de as forças da OTAN vencerem o conflito no Afeganistão, o médico e presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) respondeu: "Não, penso que não há".



"Sei do que falo, andei pelo Afeganistão, pelas estradas em Cabul e Jalalabad e sei que uma guerra convencional - e já houve muitos exemplos no passado, com os ingleses, com os soviéticos - não é por aí que se resolvem os problemas. A solução não é a guerra no Afeganistão, a solução é o desenvolvimento prometido e não cumprido, e já é tarde", considerou.



Fernando Nobre assinalou que as guerras não causam apenas danos físicos, mas também psíquicos, e acrescentou: "As guerras, ao fim ao cabo, são talvez, enfim, observáveis no cinema. Outra coisa é ver um amigo rebentar ao seu lado em pedaços, cabeça para um lado, pernas para o outro.



As guerras são algo de extremamente violento, sempre de evitar".



O candidato à Presidente expôs em que circunstâncias enviaria forças portuguesas para cenários de guerra:



"Quando entender que estão em causa os direitos humanos e o adquirir de uma civilização que eu quero que perdure.Evidentemente, as guerras contra regimes fascistas são guerras que se justificam, infelizmente".



"Por vezes, temos de defender o que nos parece justo, para evitar males maiores. Mas uma coisa é certa: darei sempre aos combatentes, os que morrerem e os que regressarem a honra e o reconhecimento que lhes será sempre devido, porque eles estiveram a servir a pátria, e isso não tem preço", prometeu.


http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2010/11/52/Guerra-Afeganistao-esta-perdida-segundo-Fernando-Nobre,d8021d53-16dc-46a6-8894-770e6995cd35.html

Aeroporto de Malanje orçado em USD 10 milhões

Luanda - A reabilitação do aeroporto da província de Malanje custou ao Estado angolano 10 milhões de dólares norte-americanos, disse hoje (terça-feira), o director de Gestão de Aeroportos e Aeródromos Provinciais da Enana, Emanuel Candegue.




Em declarações à Angop, por ocasião da reinauguração do aeroporto, o gestor disse que a reabilitação da infra-estrutura iniciou em 2008 e que durante as obras estava limitado a receber aeronave de médio porte.




“Com a reabilitação já é possível receber aeronave de grande porte, disse Emanuel Candengue, acrescentando que a pista possui uma dimensão de dois mil e 200 metros de cumprimento e 110 metros de largura”.




As intervenções efectuadas no aeroporto, consistiram na reconstrução profunda do terminal de passageiros, da placa, pista e do táxi-way.




Foi ampliada a sala de embarque, que tinha apenas sete assentos com capacidade para 25 passageiros para, 168 pessoas.



Tem um bar, 15 quartos de banho, uma sala de embarque para passageiros em executiva ou seja sala VIP apoiada por um bar, seis balcões de check in de modelo moderno, que ligam com a área da contentorização, um pórtico, um aparelho de Raio X , que inclui cinco raquetes detectoras.



O aeroporto possui também uma sala de desembarque, apoiada por um tapete rolante, conectada com a área de descontentorização, um restaurante, quatro lojas comerciais, dois gabinetes para companhias operadoras, quatro gabinetes de serviço para a Enana e 20 carrinhos de bagagem.




Quanto a gabinetes de apoio operacional, o aeroporto possui uma sala de Load controle adstrita à TAAG, sala de operações aeroportuárias e de serviço e informação aeronáutica, e de bastidores, centro de controlo técnico e vigilância.




A infra-estrutura tem ainda serviços de apoio á navegação e ao passageiro, como torre de controle equipada com três rádios VHF e um HF, pára-raios e está prevista para curto prazo a instalação de uma consola completa e de um Rádio Farol.




O aeroporto comporta ainda espaços para prestação de serviços, nomeadamente dois guihés bancários, local para bombeiros, para a polícia e um espaço para a gasolineira ou reabastecimento do fuel.





Após a reinauguração, o aeroporto de Malanje recebeu o boeing 737 inaugural da companhia nacional TAAG com a matrícula D2-TBX, que partiu de Luanda, capital do país.




A companhia nacional de bandeira vai, a partir do dia 5 de Janeiro de 2011, ligar com 4 os semanais as cidades de Luanda, Malange e Saurimo.



As quartas e aos sábados, com partida às 10 horas, o percurso será Luanda/Saurimo/Malange/Luanda, já as quintas-feiras e aos domingos a rota será Luanda/Malange/Saurimo e Saurimo/Luanda.


http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/economia/2010/11/52/Aeroporto-Malanje-orcado-USD-milhoes,e39fa34c-aebe-4ea3-b73b-7dc51699a1e9.html

Angola vai ministrar curso de pós-graduação em telecomunicações

Angola vai ministrar curso de pós-graduação em telecomunicações



Luanda – O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, anunciou hoje, em Luanda, para breve, a abertura do curso de pós-graduação em telecomunicações, a ser ministrado no Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação (ISUTIC), em construção na capital do país.

Ao discursar na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano aos funcionários do sector, realizada no Palácio das Telecomunicações, José da Rocha informou que para o referido curso e outros níveis de formação o ISUTIC contará com o apoio do Inatel –Brasil, a julgar pela experiência da instituição brasileira.

O ministro, que não avançou mais detalhes inerentes ao projecto do instituto, salientou haver ainda muito por se fazer a nível do sector que dirige, não obstante as inúmeras realizações de 2010, para que os resultados esperados possam aparecer de forma abrangente a toda a população.

Segundo o governante, durante o ano 2011, paralelamente aos projectos a serem desenvolvidos, o ministério vai dedicar-se ao melhoramento das condições de trabalho e sociais dos funcionários do sector, por forma a responder aos desafios que se avizinham.

“Procuraremos partilhar informações e estratégias para que todos nós do sector possamos cada vez mais cumprir com a nossa missão, independentemente da instituição que representamos, de levar os serviços das TIC's a toda a população, onde quer que se encontre, com qualidade e baixo preço” - disse.

De acordo com o governante, em 2010 foram dados passos significativos, com realce para a massificação no acesso aos serviços móvel, incluindo a possibilidade dos cidadãos acessarem os serviços de banda larga, premissa para a edificação da sociedade de informação em Angola.

Entre os feitos do corrente ano, José Carvalho da Rocha citou também o amplo trabalho de discussão pública das propostas de actualização do Livro Branco das Tecnologias de Informação e da legislação associada, que permitirá o ministério, o Instituto Nacional de Comunicações (Inacom), operadores e os utilizadores saberem dos seus deveres, direitos e limites.

O início da implementação do E-GOV (portal do governo), com vista a implementação da política de fomento do acesso e do serviço universal, uma maior divulgação do estado do tempo e do clima, pelos órgãos de informação são outras realizações do Ministério das Telecomunicações destacadas pelo ministro.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/ciencia-e-tecnologia/2010/11/52/Angola-vai-ministrar-curso-pos-graduacao-telecomunicacoes,6b82ae7f-845a-45b0-a114-518f09a44f2c.html

Ministro dos Transportes reinaugura aeroporto de Malanje

Ministro dos Transportes reinaugura aeroporto de Malanje

Luanda – O aeroporto da província de Malanje, que se encontrava em reabilitação desde Janeiro de 2008, foi reinaugurado hoje, terça-feira, pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás.
As intervenções efectuadas no aeroporto consistem na reconstrução profunda do terminal de passageiros, da placa, pista e do táxi-way.
O terminal de passageiros, isto é, a sala de embarque que tinha apenas sete assentos com capacidade para 25 passageiros, agora com a reabilitação pode receber 168 pessoas.

Tem ainda um bar, 15 quartos de banho, uma sala de embarque para passageiros em executiva ou seja sala CIP apoiada por um bar, seis balcões de check in de modelo moderno que ligam com a área da contentorização, um pórtico, um aparelho de Raio X , que inclui cinco raquetes detectoras.
O aeroporto possui também uma sala de desembarque, apoiada por um tapete rolante, conectada com a área de descontentorização, um restaurante, quatro lojas comerciais, dois gabinetes para companhias operadoras e quatro gabinetes de serviço para a Enana.
Quanto a gabinetes de apoio operacional, o mesmo possui uma sala de "load control" adstrita a TAAG, sala de operações aeroportuárias e de serviço e informação aeronáutica, sala de bastidores, centro de controlo técnico e vigilância e de bastidores.
A infra-estrutura tem ainda serviços de apoio à navegação e ao passageiro, como torre de controle equipada com três rádios VHF e um HF, pára-raios e está prevista para curto prazo a instalação de uma consola completa e de um Rádio Farol.
O aeroporto comporta ainda espaços para prestação de serviços, nomeadamente, dois guihés bancários, local para bombeiros, para a polícia e um espaço para a gasolineira ou reabastecimento do fuel.
Anteriormente, o perímetro aeroportuário não tinha vedação, os Serviços de Migração e Estrangeiro, Polícia Fiscal e Inamet eram realizados em espaços impróprios, assim como não havia local para o funcionamento do protocolo.
Assistiram o acto inaugural membros do executivo angolano, deputados e autoridades tradicionais.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2010/11/52/Ministro-dos-Transportes-reinaugura-aeroporto-Malanje,940f45f2-542c-4e6c-9992-0b7f251ebd60.html

José Eduardo dos Santos diz que país deve ter capacidade para se defender

Luanda - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, afirmou hoje, em Luanda, que o país deve ter capacidade suficiente para se defender, em qualquer circunstância.



José Eduardo dos Santos discursava na abertura da reunião do Conselho da República, seu órgão de consulta, que entre outros assuntos, debate aspectos ligados à reforma do Sistema de Segurança Nacional.



Salientou dever-se igualmente "garantir as condições de Paz para o desenvolvimento económico e social, pois que sem segurança não há desenvolvimento".



O Presidente da República opinou que se vive num mundo em que os riscos e ameaças à estabilidade e à segurança nacionais são "mais do que evidentes e requerem que tenhamos um Sistema Nacional de Segurança adequado que articule harmoniosamente os seus subsistemas, conceitos, modalidades de programaçao de recursos e de actuação operacional".



“Convoquei esta reunião do Conselho da República, antes do ano de 2010 terminar para encontrar-me pessoalmente convosco, poder saudar-vos, trocarmos impressões e conhecer as vossas ideias e opiniões sobre matérias relativas ao Sistema de Defesa e Segurança nacional, que é um assunto importante da Agenda Política Nacional”, asseverou.



Como sabem, frisou o Presidente da República, a Constituição promulgada em 5 de Fevereiro último, estabelece normas e princípios que tornam inconstitucionais muitas regras existentes nas leis e Regulamentos em vigor, para a actividade dos orgãos de defesa e Segurança do país.


Logo no primeiro trimestre do próximo ano, “pretendemos proceder a revisão desta legislação e conformá-la com a Constituiçao para que as entidades competentes disponham dos instrumentos necessários para elaborar e fazer cumprir os Planos e Programas que sirvam para reorganizar e fortalecer cada vez mais as nossas Forças Armadas, a Polícia Nacional e todos os serviços de segurança do Estado”, disse ainda José Eduardo dos Santos.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2010/11/52/Jose-Eduardo-dos-Santos-diz-que-pais-deve-ter-capacidade-para-defender,8d85553d-4d9a-4b58-81ea-905b147bc00b.html

ONU diz que multidão atacou tropas de paz na Costa do Marfim

ONU diz que multidão atacou tropas de paz na Costa do Marfim

ABIDJAN (Reuters) - Um soldado das tropas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) na Costa do Marfim ficou ferido num ataque contra um comboio no bairro de Yopougon, em Abidjan, na terça-feira, disse a entidade em comunicado.

"Uma multidão cercou o comboio, ferindo um soldado com um facão e queimando um dos três veículos", informou a missão da ONU naquele país (Unoci).

O comboio transportava 22 soldados do interior do país e passava por Yopougon.

"A Unoci condena vigorosamente este ataque e reitera sua determinação de continuar seu trabalho a serviço do povo marfinense", dizia o comunicado.

O líder da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, acusou a ONU de se intrometer na política interna depois que a entidade mundial pediu que ele entregasse o poder ao seu rival ganhador das eleições, Alassane Ouattara.

A ONU também desafiou o aviso do governo de Gbagbo para que saísse do país depois das polêmicas eleições. Em vez disso, a ONU adicionou seis meses à missão de seus 10 mil soldados no país.

(Reportagem de Bate Felix e Ange Aboa)

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE6BR0KT20101228

Líder marfinense ameaça romper com diplomatas nomeados por rival

Líder marfinense ameaça romper com diplomatas nomeados por rival

ABIDJAN (Reuters) - O governo do atual líder da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, disse na terça-feira que romperá os laços diplomáticos com os países que reconhecerem os embaixadores nomeados pelo seu rival Alassane Ouattara, que reivindica a presidência.

"O governo gostaria de anunciar que diante de tais decisões, terá o direito de agir de forma recíproca para encerrar as missões de seus embaixadores na Costa do Marfim", disse um porta-voz do governo em comunicado na televisão nacional.

(Reportagem de Bate Felix e Ange Aboa)

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE6BR0L120101228

A Coreia do Sul Não Será a Primeira a Desencadear um Ataque

A Coreia do Sul Não Será a Primeira a Desencadear um Ataque

Exactamente um mês após a Coreia do Norte ter bombardeado a ilha Yeonpyeong, o sector militar sul coreano realizou uma curta exibição de força.

O presidente sul coreano afirmou às suas tropas ter esgotado a paciência para com Pyongyang.

Elementos do exército sul coreano disparam granadas, enquanto helicópteros de ataque e aviões de jacto largam bombas num exercício que simula a reacção a uma invasão norte coreana num campo de manobras situado a cerca de 30 quilómetros da altamente fortificada fronteira comum.

O presidente Lee Myung-bak dirigiu-se a uma unidade do exército operando na proximidade da Zona Desmilitarizada que divide a península coreana.

O presidente sublinhou que a Coreia do Sul não será a primeira a desencadear um ataque, mas que no caso de um ataque a Coreia do Norte será alvo de uma resposta violenta.

Lee acrescentou ter esperado que a paciência para com Pyongyang iria trazer paz à península coreana, mas que isso provou ter sido um erro.

A agencia de noticias oficial de Pyongyang cita o ministro das forças armadas norte coreanas como tendo afirmado que o exercito, com o apoio da dissuasão nuclear encontra-se pronto para uma guerra sagrada.

O Norte acusa a Coreia do Sul de preparar o desencadear de uma guerra com a realização dos recentes exercícios militares.

As manobras desta quinta-feira fizeram parte da resposta da Coreia do Sul ao bombardeamento a 23 de Novembro da ilha Yeonpyeong. Dois marines sul coreanos e dois civis morreram em consequência do ataque.

O bombardeamento da ilha ocorreu poucas horas as forças armadas sul coreanas terem disparado uma salva de artilharia para as disputadas águas costeiras como parte de um exercício anteriormente anunciado.

Os sul coreanos estão igualmente a realizar um exercício de três dias anti submarinos ao largo da costa leste, região onde a fronteira marítima não é contestada.

As tensões começaram a aumentar na península quando uma unidade naval da Coreia do Sul, explodiu e se afundou, em finais de Março no Mar Amarelo, matando 46 elementos da tripulação.

Uma investigação internacional responsabilizou o incidente a um ataque de torpedo lançado pela Coreia do Norte, tendo Pyongyang desmentido a responsabilidade.

As duas Coreias não têm relações diplomáticas e tecnicamente tem se mantido em guerra desde que em 1953 uma trégua pôs termo aos confrontos da guerra civil.

http://www.voanews.com/portuguese/news/12_23_2010_south_korea_military-112378694.html

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Para Modernizar Angola Tem que Electrificar

Para Modernizar Angola Tem que Electrificar
Todos concordam que em Angola, como em outras partes do mundo, não pode haver modernização sem energia. A indústrialização depende de energia.
Angola é um país rico em recursos energéticos mas anos de guerra e de má administração deixaram o país com enormes lacunas em termos de electricidade.
Para tal Angola poderá iniciar uma parceria estratégica com a Africa do Sul. A ministra angolana da energia e aguas considerou com efeito a Africa do Sul como um parceiro estratégico para Angola alcançar a sua auto suficiencia na produção e distribuição de energia à população e ao sector industrial.
Para isso as autoridades de Luanda devem concluir um programa de ivnestimentos em energia de varios milhões de dólares em seis anos.
Panguinho de Oliveira falou com especialistas na questão de energia. Embora haja acordo na generalidade sobre as necessidadese o que fazer há alguma desacordos quanto ao tipo de energia em Angola se deve concentrar. A energia nuclear é um dos assuntos em desacordo. Ouça a reportagem

http://www.voanews.com/portuguese/news/12_26_2010_electricity_angola_voanews-112471319.html

http://www.voanews.com/portuguese/news/12_26_2010_angola_ivorycoast_voanews-112471584.html

O governo angolano desmentiu que forças angolanas estejam a operar na Costa do Marfim ao lado do governo de Laurent Gbagbo.
Num comunicado o governo angolano descreveu as notícias como sendo difamatórias e - segundo disse - inserem-se “ na habitual estratégia de interferência externa nos assuntos do continente”, tendo também como objectivo “manipular uma vez mais a opinião pública para justificar a inevitabilidade da guerra”.
A notícia da presença de forças angolanas na Costa do Marfim tinha sido dada por uma rede de televisão francesa que referiu na altura se tratar de mercenários.
Subsequentemente alguns especialistas disseram que provavelmente se tratava de membros do exército angolano.
No seu comunicado o governo angolano disse estar apreensivo pelo facto de “todas as medidas tomadas até aqui pela comunidade internacional estarem a empurrar a Costa do Marfim irremediavelmente para a guerra”.
Para Angola é “estranho que tenham já sido tomadas medidas radicais e extremas …sem que em primeiro lugar todas as reclamações do próprio pleito eleitoral tenham sido atendidas e devidamente aferidas”.
Angola diz opor-se à guerra como solução do problema que considera pode e deve ser resolvido pacíficamente.
O governo angolano apelou no seu comunicado á União Africana para assumir a responsabilidade da liderança nas tentativas de solução da crise marfinense para se “evitar que o presente conflito resvale irreversivelmente para uma catástrofe humana”.
Entretanto foi anunciado que o Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, e os seus homólogos do Benin e Serra Leoa deslocam-se terça-feira a Abidjan com a missão de convencer Laurent Gbagbo a abandonar o poder na Costa do Marfim.
O anúncio foi feito hoje à tarde à agência de notícias francesa AFP pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin.
Na sexta-feira, a CEDEAO avisou Laurent Gbagbo de que irá recorrer à força para afastá-lo da Presidência, caso não passe o poder a Alassane Ouattara.
A generalidade da comunidade internacional, incluindo a ONU e a União Africana, reconhece Ouattara como vencedor das eleições, derrotando o anterior Presidente, Laurent Gbagbo, que se recusa a deixar o poder.
Segundo os seus seguidores, 745 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas desde o início dos conflitos pós eleitorais, em resultado de ações que atribuem aos apoiantes de Gbagbo.
Entretanto, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados anunciou que cerca de 14 mil marfinenses fugiram para a vizinha Libéria para escapar à onda de violência pós-eleitoral e que alguns estão a ser impedidos de atravessar a fronteira por grupos armados.


http://www.voanews.com/portuguese/news/12_26_2010_angola_ivorycoast_voanews-112471584.html

UNICEF Denuncia Exploração de Menores em Angola

UNICEF Denuncia Exploração de Menores em Angola

24 Dez 2010 - O Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Instituto Nacional da Criança denunciam exploração de menores em Angola. Segundo dados destas duas instituições, que velam pelos direitos dos menores, quase 20 por cento das crianças menores de quinze anos trabalham mais de quatro horas por dia contribuindo para as rendas de casa, o que representa um atentado contra a convenção internacional sobre os direitos da criança.

O Fundo das Nações Unidas para Infância e o Instituto Nacional da Crianças apontam as províncias do litoral de Angola e as localizadas nas zonas fronteiriças com os países vizinhos como as mais preocupantes. Nestas localidades, muitos menores são obrigados ao trabalho do campo e à venda ambulante.

Ao nível internacional, várias denuncias têm sido feitas a respeito do problema, uma das quais é a do Departamento do Trabalho do Estado Norte Americano que considera, num dos seus relatórios, que esta situação é o resultado da existência de lacunas no quadro legal e nos esforços para a aplicação da lei.

Há também o registo de denúncias feitas por cidadãos angolanos na província de Benguela. Consta que há crianças a serem recrutadas por um grupo de chineses na região centro e sul de Angola para realização de serviços forçados em plantações de arroz na província do Bengo, sob vigilância dos Militares da Casa Civil da Presidência da Republica.

Entretanto, o representante da UNICEF em Angola, Kohen Vanormelingen disse que o assunto é preocupante e é necessário que se faça um inquérito mais profundo, dada a delicadeza da situação.

Benguela é das províncias mais inquietantes ao nível nacional. Segundo a Directora do Instituto Nacional da Criança, Ruth Mixinji, centenas de menores, com as idades compreendidas entre os sete e os catorze anos, são obrigados a fazerem trabalhos forçados pelos próprios pais para a garantia do sustento da família. Mixinji garante estar em curso um programa que visa banir esta prática em Angola e alerta que, caso se confirmem as várias denúncias sobre a exploração de menores no país, os autores serão responsabilizados.

http://www.voanews.com/portuguese/news/12_24_2010_unicef_angola_labor_minors-112425824.html