Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

USD 10 milhões para festas da independência

http://www.opais.co.ao/pt/opais/?id=1657&det=15836&ss=USD%2010%20milh%F5es%20para%20festas%20da%20independ%EAncia

USD 10 milhões para festas da independência

O Executivo angolano procedeu hoje, quarta-feira, em Luanda, à apresentação do programa das comemorações do 35º aniversário da Independência Nacional e exorta a participação activa nas actividades alusivas à data.

O programa foi apresentado em conferência de imprensa pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, ladeado pelo vice-ministro da Comunicação Social, Manuel Miguel de Carvalho “Wadijimbi”.

De acordo com Bornito de Sousa, “o 35º aniversário da independência nacional reveste-se de um significado particular porque representa um marco que delimita o início de uma nova era para os angolanos, nomeadamente, a publicação da Constituição da República de Angola e o início da III República”.

Para a comemoração condigna da data o Presidente da República criou, em despacho, uma comissão da qual fazem parte os ministérios da Administração do Território, das Finanças, da Defesa Nacional, das Relações Exteriores, do Interior, da Comunicação Social, da Cultura, Hotelaria e Turismo, dos Transportes, das Juventude e Desportos, da Educação, do Urbanismo e Construção, bem como pelos governadores provinciais e o secretário da Presidência da República para os assuntos políticos e constitucionais.

A comissão tem entre outras atribuições, preparar, organizar e coordenar a nível interno e externo, as operações necessárias à realização das comemorações.

Refere que sob o lema “independência, paz e desenvolvimento” o programa do 35º aniversário da independência nacional, prevê acções de natureza política-legal, económico-social, cultural e desportiva, a serem realizadas no país e no exterior, de 17 de Setembro a 31 de Dezembro do corrente ano, avaliadas em cerca de dez milhões de dólares.

Enumera entre as acções a inauguração da bandeira monumento e a realização de actos públicos de reconhecimento com a outorga de condecorações às entidades nacionais e estrangeiras, de conferências nacionais e internacionais sobre temas como a Constituição.

Estão ainda previstos o lançamento de livros de diários da República, a inauguração das pontes sobre o rio Kwanza nas regiões de Cabala (Bengo) e Cangandala (Malanje).

O ministro disse estar igualmente prevista a inauguração da primeira fase do Campus Universitário, do Palácio de Justiça e do troço ferroviário Luanda/Malanje.

No domínio cultural, sublinha, estão agendadas a realização das galas do “herói nacional” e do “Prémio Nacional de Cultura e Arte”, o quarto encontro internacional sobre a história de Angola e sobre línguas nacionais, o lançamento da síntese da história de Angola, bem como feiras temáticas.

Bornito de Sousa disse estar também prevista no quadro das comemorações dos 35 anos da independência o relançamento do portal do governo (mecanismo de comunicação entre o executivo e os cidadãos) e a organização de cultos ecuménicos e festivais de música religiosa.

No estrangeiro, acrescenta, deverão ser realizadas várias actividades envolvendo as comunidades angolanas, com o patrocínio dos ministérios das Relações Exteriores, da Cultura e da Comunicação Social.

O acto central das comemorações terá lugar em Luanda, nos dias 10 e 11 de Novembro, numa manifestação popular que incluirá, desfile militar, quadros humanos e espectáculos musicais e gimno-desportivos.

O ministro da Administração do Território disse esperar, com o envolvimento das administrações municipais e dos governos provinciais, que cada angolano no seu município, comuna, bairro, povoação, rua ou quarteirão, participe com iniciativas que exaltem a importância patriótica da independência nacional.

Solicita-se às comunidades para que realizem acções de embelezamento das cidades, bairros e vilas, bem como actividades desportivas, culturais e cívicas, tais como campeonatos intermunicipais de futebol e maratonas populares.

Pede-se também o apoio do empresariado às actividades locais.

Assistiram à cerimónia a governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, e representantes de vários departamentos ministeriais do Executivo angolano.

http://www.opais.co.ao/pt/opais/?id=1657&det=15836&ss=USD%2010%20milh%F5es%20para%20festas%20da%20independ%EAncia

Sem comentários:

Enviar um comentário