Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Angola conta com Petrobras para mapear o pré-sal africano

O Ministério da Defesa de Angola quer o apoio do Brasil para mapear a plataforma continental daquele país.

“Estamos à espera de receber, nos próximos dias, uma delegação brasileira, com quem vamos entabular conversações com vista à organização desse programa”, afirmou Cândido Pereira Van-Dúnem à agência Lusa.

A chamada plataforma continental começa na linha da costa e vai até à profundidade média de 200 metros. Tem entre 70 e 80 quilómetros de largura, localizando-se nela grande parte do petróleo explorado no mar.

A possibilidade de haver mais petróleo na camada pré-sal angolana levou as autoridades a apostar no levantamento. Tanto o ministro da Defesa quanto a titular da pasta da Justiça, Guilhermina Prata, estiveram no Brasil, em Agosto, para tratar do tema.

A região é uma das áreas de interesse da Petrobras no exterior, juntamente com a América Latina e o Golfo do México.

De acordo com a estatal brasileira, há similitudes em termos de bacias sedimentares entre a Costa Oeste de África e o litoral do Brasil. No entanto, a Petrobras reitera que, antes de qualquer conclusão sobre haver ou não petróleo na camada do présal angolano, ainda são necessários muitos estudos sobre a região.

A Petrobras já actua na exploração de petróleo e gás natural em cinco países do continente: Angola, Líbia, Namíbia, Nigéria e Tanzânia, mas produz apenas em Angola e na Nigéria. Entre as parceiras da petrolífera brasileira figuram empresas estatais como a Sonangol, NOC (Líbia) e Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC), da Nigéria.

A Petrobras explora, em parceria com a Sonangol, três blocos na costa brasileira – dois na Bacia de Campos e um na Bacia de Santos.

Em Angola, as duas empresas anunciaram a descoberta do Poço Cabaça, em Junho deste ano.

Na semana passada, o presidente da Sonangol confirmou que a empresa já se preparara para o desafio de explorar a camada do pré-sal.

http://www.opais.net/pt/opais/?id=1551&det=16071&mid=229

Sem comentários:

Enviar um comentário