Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Angola e Noruega trabalham para consolidação de uma cooperação estruturantes

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2009/10/48/Angola-Noruega-trabalham-para-consolidacao-uma-cooperacao-estruturantes,8b704517-0210-4c9e-9cb3-eede1ad276a3.html

Diplomacia
Angola e Noruega trabalham para consolidação de uma cooperação estruturantes

Angop
Angola e Noruega trabalham para consolidação da cooperação
Angola e Noruega trabalham para consolidação da cooperação
Luanda – O ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, disse nesta quinta-feira, em Luanda, que o país está a trabalhar com o reino da Noruega para a consolidação de uma cooperação estruturante.

Assunção dos Anjos fez estas declarações quando falava na abertura de um encontro com o ministro norueguês dos Negócios Estrangeiros, Jonas Gahr Store, que se encontra no país desde quarta-feira, naquela que é a sua primeira visita à Angola.

Segundo o ministro angolano, a visita abre a possibilidade de abordar, além de questões genéricas e atinentes a cooperação entre os dois países, outros aspectos relacionados com a consolidação de uma parceria estruturante, que há muito está a ser erguida com o reino da Noruega.

Entre estas, disse, está a abordagem de questões mais concretas como a construção da barragem hidroeléctrica de Benguela, a fábrica de fertilizantes no Soyo, cujo impacto não só será visível nestas regiões mas ao nível de todo o território nacional.

Segundo ele permite ainda a abordagem de questões que preocupam a comunidade internacional, tal como a crise económica e financeira mundial, a persistência da fome, desemprego, as alterações climáticas, conservação dos ecossistemas ao nível planetário, pirataria e não proliferação das armas nucleares, entre outras, para a busca de soluções conjuntas.

O ministro Assunção dos Anjos disse também que Angola aprecia profundamente o facto do reino da Noruega ser um parceiro de longa data com o qual desfruta de uma parceria baseada na amizade e cooperação fundadas nos mais genuínos e estritos princípios da moral e do direito internacional.

O país pretende, com os seus planos e investimentos, não apenas um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é uma necessidade efectiva, mas o grande objectivo é alcançar níveis mais elevados de desenvolvimento humano.

A definição das linhas orientadoras para a cooperação entre Angola e o reino da Noruega para o período 2007-2010, donde realçam a promoção da boa governação, defesa dos direitos humanos, gestão responsável dos recursos naturais, constituem premissas extremamente importantes que impulsionam e estimulam um relacionamento cada vez mais estreito entre os dois países.

Por sua vez, o governante norueguês, Jonas Gahr Store, que é o primeiro-ministro dos Negócios estrangeiros do seu país que visita Angola, referiu que existe, tal como sempre houve uma grande solidariedade da parte dos noruegueses para com os angolanos.

Acrescentou que estão a presenciar o crescimento que o país está a ter nos últimos anos e manifestou a sua satisfação uma vez que os dois estados estão a trabalhar para a criação de uma plataforma de modos a se criar as bases para o incrementos da cooperação.


http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/politica/2009/10/48/Angola-Noruega-trabalham-para-consolidacao-uma-cooperacao-estruturantes,8b704517-0210-4c9e-9cb3-eede1ad276a3.html

Sem comentários:

Enviar um comentário