Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

Doadores aprovam ajuda a Moçambique



Doadores aprovam ajuda a Moçambique

Eleutério FenitaCorrespondente da BBC em Maputo


Cerca de perto 472 milhões de dólares serão canalizados ao orçamento geral do estado.
Moçambique vai beneficiar de um pacote de assistência internacional totalizando 800 milhões de dólares americanos, no próximo ano.
Ainda assim os chamados parceiros programáticos do Governo manifestaram-se entretanto ‘desapontados’ com a fraca prestação nas áreas da governação e desenvolvimento económico.
O anúncio dos apoios segue-se a uma avaliação conjunta realizada em Março e Abril passado entre o Governo de Moçambique e os seus Parceiros de Apoio Programático, como são designados os membros de um grupo países e agências internacionais.
Na avaliação o desempenho de Moçambique é considerado como tendo sido ‘misto’, com uma prestação forte nas áreas macro económicas e da gestão das finanças públicas e poucos progressos no que diz à governação e desempenho económico diz respeito.
Problemas
A Suiça teve problemas em assumir compromisso total devido ao desempenho nível relativamente fraco do governo comparativamente ao ano passado.

Frank Sherindan, o o embaixador da Irlanda em Moçambique
Este último pormenor foi descrito como tendo influenciado a decisão da maioria dos parceiros programáticos do Governo de manter, ao invés de optar, como teria sido não só de desejar como também possível, um incremento dos seus níveis de apoio ao orçamento geral do estado.
Falando em representação dos parceiros programáticos, o embaixador da Irlanda, Frank Sherindan disse que “a Suiça teve problemas em assumir um compromisso total devido ao desempenho relativamente fraco do governo comparativamente ao ano passado.”
Segundo acrescentou “a mensagem principal da maioria dos doadores é continuar com o valor de financiamento de 2009."
Serão no total perto 472 milhões de dólares em apoio directo ao orçamento geral do Estado e cerca de 333 milhões para fundos comuns e programas sectorais.

1 comentário: