Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2009

EUA Tem Novo Responsável para África


O presidente Barack Obama nomeou um diplomata de carreira para o posto de Secretário de estado assistente para assuntos Africanos. Trata-se de Johnnie Carson que ao longo da sua carreira esteve também estacionado em Moçambique .
Contudo até a sua nomeação Johnnie Carson ocupava a posição de responsável para África no Conselho Nacional de "Intelligence", o órgão encarregado de coordenar os relatórios dos diversos serviços de informações dos Estados Unidos.
Carson tinha sido nomeado para essa posição em Setembro de 2006 após uma carreira de 37 anos no Departamento de Estado tendo depois transitado para a Universidade de Defesa Nacional onde ocupava a posição de vice presidente.
Como diplomata e para além de Moçambique Carson ocupou posições em Portugal, Botswana e Nigéria. Foi também o responsável por África no departamento de informações e investigações no Departamento de Estado e ainda director de pessoal do subcomité para África na Câmara dos Representantes.
Nos anos 90 Carson foi vice sub-secretário destacado para os assuntos africanos quando a posição que ele vai agora ocupar foi da responsabilidade de Susan Rice que é agora embaixadora nas Nações Unidas.
Antes de se juntar ao departamento de estado Carson foi um trabalhador voluntario do Corpo da Paz na Tanzania.
Johnnie Carson jogou também um papel importante na coordenação dos esforços de combate à sida no Quénia tendo por isso recebido um prémio do centro de controlo de doenças.



Sem comentários:

Enviar um comentário