Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2008

G- 20 Vai Discutir “Princípios


G- 20 Vai Discutir “Princípios”
Por João Santa Rita 27/10/2008

O Presidente dos Estados Unidos George W. Bush disse que a próxima cimeira do G 20 vai ter como objectivo acordar nos “princípios” para se combater a crise financeira global.
Bush dedicou o seu discurso semanal na radio a uma previsão sobre o que será a cimeira com outros dirigentes do chamado Grupo dos 20 para se discutir a crise económica global.
”Durante a cimeira vamos discutir as causas dos problemas nos nossos sistemas financeiros, revendo o progresso a ser alcançado para se fazer face á actual crise e para se começar a desenvolver princípios para se reformar as entidades regulamentadoras nas instituições ligadas aos nossos sectores financeiros,”disse o presidente americano
No início da semana passada Bush tinha convidado dirigentes de nações ricas e das principais nações em desenvolvimento para uma cimeira a 15 de Novembro, centrada na crise financeira global. Entidades da administração Bush vêm a cimeira como a primeira de uma série de reuniões sobre a economia global. O presidente americano disse no Sábado que a reunião vai dar aos dirigentes de vários países do mundo a oportunidade de discutirem em conjunto a situação.
Apesar das soluções especificas de cada país poderem não ser as mesmas, é essencial haver um acordo de princípios para se impedir crises semelhantes no futuro”.
Na cimeira vão participar os dirigentes das principais nações industrializadas e ainda de economias emergentes como o Brasil, Índia, China e África do Sul. Bush disse que vai pressionar a favor dos princípios do comércio livre.
“Políticas de mercado aberto fizeram subir os padrões de vida e ajudaram milhões de pessoas em redor do mundo a escapar da pobreza,”disse o presidente americano.
“Estas políticas têm demonstrado inúmeras vezes ser o caminho certo para a criação de postos de trabalho, para aumentar o comércio e alimentar o progresso,”acrescentou afirmando ainda que “neste momento de incerteza económica global seria precisamente a altura errada para se rejeitar esses métodos que já provaram criar a prosperidade e a esperança”.
A porta voz da Casa Branca Dana Perino disse no início da semana que ambos os candidatos presidenciais, John McCain e Barack Obama, foram informados sobre planos para se iniciar uma cimeira. A porta voz disse não haver ainda uma decisão sobre se o vencedor das eleições presidenciais de 4 de Novembro irá participar no encontro.


Sem comentários:

Enviar um comentário