Páginas

sábado, 14 de junho de 2008

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa


A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa.
O actual Secretário Executivo da CPLP é o embaixador Luís de Matos Monteiro da Fonseca, de Cabo Verde.

A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. Na atualidade, são oito os países integrantes da CPLP.
Apesar da iniciativa, a CPLP é uma organização jovem buscando pôr em prática os objectivos de integração dos territórios Lusófonos. Em 2005, numa reunião em Luanda, Angola, a CPLP decidiu que no dia 5 de Maio seria comemorado o Dia da Cultura Lusófona pelo mundo.

Países Membros
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste

Observadores Associados

Os observadores associados são a República da Guiné Equatorial e a República de Maurícia. Ambos os países foram admitidos como observadores no decorrer da VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo realizada em Bissau em Julho de 2006
Guiné Equatorial
Maurícia

Observadores Consultivos

Conselho Empresarial da CPLP
Fórum da Juventude da CPLP
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento
Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa
Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação
Fundação Bial
AMI – Assistência Médica Internacional
Saúde em Português
Círculo de Reflexão Lusófona
Fundação Luso-Brasileira
Médicos do Mundo
Associação das Misericórdias de Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade
Associação das Universidades de Língua Portuguesa
Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa

Importância da CPLP

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa abriga uma população superior a 230 milhões de habitantes, e tem uma área total de 10.742.000 km² - maior que o Canadá, segundo maior país do mundo. O PIB de todos os países, somados, superam os US$ 1.500 milhões.
A CPLP já foi decisiva para alguns de seus países. Na Guiné-Bissau, por exemplo, a CPLP ajudou a controlar golpes de estado e, em São Tomé e Príncipe, por exemplo, uma reforma económica foi proposta. Na Guiné-Bissau, foi possível a reforma política.

Organização da Comunidade
A Comunidade é regida pelo Secretariado Executivo, que estuda, escolhe e implementa planos políticos para a organização. Fica localizada em Lisboa. O mandato do Secretário Executivo dura dois anos, passível de uma reeleição.

A Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, bienal, estuda as prioridades e os resultados da CPLP. O plano de acção é tomado pelo Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores, que acontece anualmente. Há ainda encontros mensais do Comité de Concertação Permanente
A bandeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ostenta oito asas em formato de círculo. Cada uma dessas asas representa um membro da CPLP. Até antes da filiação oficial de Timor-Leste, havia sete asas.

Secretário Executivo
Nome Início Término País
Marcolino Moco 17 de Julho de 1996 Julho de 2000 Angola

Dulce Maria Pereira Julho de 2000 1 de Agosto de 2002 Brasil

João Augusto de Médicis 1 de Agosto 2002 Abril de 2004 Brasil

Zeferino Martins (Interino) Abril de 2004 Julho de 2004 Moçambique

Luís de Matos Monteiro da Fonseca Julho de 2004 Presente Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário